segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Acupuntura


Acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas, que consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele, que chamamos de pontos de acupuntura, que estão ligados a trajetos de circulação energética, denominados Meridianos, seriam canais de irrigação por onde circula energia eletromagnética por todo o corpo.

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.
A estimulação desses pontos podem ser feitas através de agulhas ou  Moxa ( Moxabustão -  Cone de Artemísia), onde, através do calor e da queima dessa planta sobre os pontos de acupuntura, consegue-se desbloquear ou estimular os pontos.
Temos também outros materiais como o magneto, ventosas e aparelhos eletromagnéticos que estimulam ou dispersam a energia estagnada. O paciente é avaliado pelo profissional para descobrir onde está o desequilíbrio energético.

Após essa avaliação, que inclui a pulsologia (sentir o pulso), aspecto da língua e avaliação pelos 5 elementos é definido o tratamento.

Benefícios: problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos. A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

Como é feito: As sessões são marcadas diretamente com o profissional ,duram em torno de 1 hora a 1 hora e meia dependendo da necessidade;  1 vez por semana ou mais de acordo com o caso.
O paciente permanece com as agulhas por meia hora depois essas são retiradas e descartadas.
Todo o material é descartável, vem lacrado e esterilizado.

Perguntas frequentes


A acupuntura dói muito? 
As agulhas são muito finas, da grossura do fio de cabelo ,por isso a dor é menor que uma picada de injeção, no restante do tempo o paciente não sente dor alguma.

Tenho medo de agulha, posso fazer acupuntura?

Sim. Existem outros materiais que podem estimular os pontos de acupuntura que não seja a
agulha, realizando o mesmo efeito.


Terapeuta
Ana Cristina Vianna Duarte
Contato: acvdqueiroz@uol.com.br 
               (12) 98158-5602

 
Copyright © 2014 Véritas